terça-feira, 25 de março de 2008

A FESTA ESTÁ CHEGANDO


ESTA FESTA É
IMPERDÍVEL
E VAI SER NO DIA
18 DE ABRIL

NO
RENAISSANCE.

COM O LANÇAMENTO DO MEU NOVO LIVRO

"OUVIDOR GERAL"

segunda-feira, 24 de março de 2008

COLUNA "OUVIDOR GERAL" DA SEMANA NO PRIMEIRA EDIÇÃO


Home Edição da Semana
COLUNAGeraldo Câmara

(23/03/2008 19:31)
Anos perdidos.
Desde a Paraíba e em todos esses 11 anos de Alagoas que venho debatendo o turismo, sua forma, seus caminhos, principalmente para o nordeste. Seja no campo oficial, seja no privado ou como jornalista, o turismo tem sempre merecido de mim, uma atenção tão especial que me levou à publicação, em 2006, do livro Turismo é para quem sabe. Quem sabe?. Tenho defendido, com unhas e dentes, duas vertentes importantes para o nordeste. A do fortalecimento do turismo de eventos e, finalmente, já temos o nosso centro de convenções, com suas limitações, mas o temos; e a do incremento do turismo que eu chamava de inter-vizinhos e que, agora, é chamado de regional, visando um fluxo de vai e vem, sobretudo na baixa estação, o que lhe reduziria esta condição. É com prazer que vejo, nesta gestão, uma discussão maior e mais séria sobre as duas vertentes. Sinto que as autoridades e o "trade" brigam mais pelo turismo de eventos, que o Maceió Convention leva mais a sério a sua missão de captador e assisto a diversas ações que levam ao estímulo para que Alagoas e estados vizinhos estimulem um turismo doméstico em maior escala. Observo, com elogios, o secretário de turismo, Virgínio Loureiro, brigar lá fora por uma malha aérea mais convincente e pela formação de uma aviação regional que, sem dúvida, tiraria Alagoas deste incrível isolamento aéreo. Vejo tudo isto, com muita satisfação, principalmente quando me lembro que, nos anos 90, quando eu falava da necessidade de um centro de convenções em Maceió, ouvi de uma figura carismática do turismo que " se construído seria um elefante branco". A evolução só pode me deixar contente, mas ao mesmo tempo, absolutamente triste e revoltado pelos anos perdidos.

DESTACôMETRO
O destaque da semana vai para o Desembargador Antônio Sapucaia, já considerado por gregos e troianos como o novo ídolo dos probos e dignos.

OUVIDOR GERAL ouviu...

...que secretários municipais de Turismo de várias cidades do Estado participaram de uma reunião com técnicos da Secretaria de Estado do Turismo sobre o mapeamento realizado pela Setur em 2007. Representantes das cidades turísticas dos litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Sertão assinaram um termo de compromisso para que cada município dê continuidade às pesquisas e repassem os dados para a Setur a fim de elaborar de projetos e gerar de indicadores do Estado.

...que no próximo dia 25, Alagoas conhecerá as empresas vencedoras da IV Edição do Prêmio Qualidade Alagoana para Micro e Pequena Empresa (MPE) - Ciclo 2007. A entrega do premio será realizada no Salão Renaissance, em Maceió, às 20h, com a participação de empresários e representantes de instituições ligadas à qualidade, inovação e tecnologia. O prêmio é um reconhecimento estadual aos pequenos negócios cuja atuação serve de referência em gestão e empreendedorismo. Realização Sebrae.

...que matei saudades de uma das principais colunistas da Paraíba, Astrid Bakke, com as notícias que ela me dá: "Estou escrevendo feito maluca na revista A Semana de Neno Rabelo; nos portais BOB FLASH (coluna social) e CLICKPB (matérias e entrevistas) ; na revista CLASS (circula Norte e Nordeste); no Jornal Paraíba Mais do Geraldo Moura Ramos e por cima realizando meus eventos". Bom saber de Astrid que, um dia, também se apresentou no "Bartpapo" de João Pessoa.

...que o "imbróglio" político que envolve o estado de Alagoas continua e personalidades são acusadas e se acusam reciprocamente. O caso Ronaldo Lessa / José Costa deu o que falar na última semana, até porque é mais uma daquelas falácias que chegam sem que se espere e causam grandes tumultos na praça. Esperar processos, resultados de ações jurídicas e outras coisas mais é o correto; mas estragos já foram feitos, morais foram atingidas e o pior é se fica tudo como o dito pelo não dito.

...que a "revolta dos suplentes" está a caminho. Eles que já se reúnem nas sombras do dia - melhor do que nas penumbras da noite - preparam-se para exigir direitos e tomar de assalto a Assembléia Legislativa onde querem seus lugares e assentos o mais rápido possível. Com a confusão recente no outrora impenetrável templo dos poderosos, os ditos suplentes estão doidos para colocarem seus narizes em assuntos para os quais não foram chamados. Como chegarão os meninos?

PÍLULAS DO OUVIDOR

Primeira: Será que os "taturânicos" receberam muitos ovinhos de Páscoa neste domingo? E tiveram coragem de abri-los? Bomba... bomba!

Segunda: Perguntar não ofende: Como está o andamento do novo prédio da Assembléia que ia inaugurar em março? Hein?

Terceira: A cotação do voto em 2008 está pior do que a do dólar. Está em baixa, caindo, caindo, caindo. Graças a Deus e viva a democracia!

Quarta: Podem aguardar: vem aí a festa "A NOITE DO BARTPAPO". Com ela, o lançamento de mais um livro deste colunista: OUVIDOR GERAL.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Arriete Vilela - pela escritora de primeira grandeza que é, enaltecendo o quadro cultural das Alagoas.

Omar Coelho - pela dinâmica que vem empregando à OAB, principalmente nesses momentos difíceis de nosso estado.

Lucas Almeida - como um dos que, à frente da Editora Catavento, lutam pelo desenvolvimento editorial.

Oswaldo Viegas e Álvaro Vasconcelos - com os agradecimentos pelo grande apoio que me deram.
por Geraldo Câmara