segunda-feira, 21 de abril de 2008

OUVIDOR GERAL DESTA SEMANA

COLUNA Geraldo Câmara

(20/04/2008 20:35)

Muito obrigado

Foi bom, muito bom, ver tanta gente ilustre, tantos amigos, na festa que intitulamos de “A Noite do Bartpapo”, última sexta, na espetacular casa de eventos “Renaissance”. Foi bom sentir a força do que escrevemos e do que falamos, através deste jornal e dos nossos programas de televisão. Melhor ainda quando, ao olharmos a nossa volta víamos pessoas de todas as facções políticas, de todos os ramos empresariais e em todos os níveis. Foi bom ver o ego aflorar, sem vaidades, mas com uma pontinha de orgulho pelo dever cumprido. Porque, quando você consegue atingir, com a sua opinião, a de cada um de per si, você sente que não escreveu em vão, não falou para as paredes e que, finalmente encontrou algum tipo de eco. O papel do jornalista cidadão é exatamente este: o de suscitar discussões ao redor de temas; o de provocar polêmicas, o de emitir conceitos, sim, porque bonecos não somos; e, sobretudo, o de ajudar a comunidade nos seus menores e maiores problemas. No entanto, faz-se mister que haja ética, cada vez mais ética, na relação de confiança que estabelecemos com a comunidade em todos os níveis. Sexta-feira , sentimos que estamos no caminho certo, ainda que, quase aos setenta anos de idade; sentimos que a tortuosidade deste caminho ao longo da vida vai se tornando reto e atingindo objetivos os mais recônditos. Algumas centenas desses nossos leitores e telespectadores estavam presentes àquela festa e nos honraram quando autografamos, um por um, o nosso novo livro “Ouvidor Geral”, em homenagem a esta coluna. A cada assinatura, a cada dedicatória, um desdobramento íntimo, pedindo a Deus que aqueles formadores de opinião unissem ideais e buscassem nas idéias contidas no livro algumas das soluções que visamos para este estado que aprendemos a amar como se nele houvéssemos nascido. Uma festa, nada mais que uma festa, mas que teve uma representatividade que nos ajuda a entender ainda mais o espírito alagoano. Muito obrigado a todos. Esperamos, um dia, poder fazer mais e mais por esta terra.

DESTACôMETRO

O destaque da semana vai para a TV Mar, canal 35, da Big Tv, onde exibo os programas “Bartpapo com Geraldo Câmara” e “Almoçando com a Notícia”. Nas pessoas de Luciano Barbosa e Sidrack Ferreira.

OUVIDOR GERAL ouviu...

...que os cantores Wilson Miranda e Basílio Sé, que deram uma “canja” na nossa festa, agradaram em cheio aos que lá estavam. O mesmo devo dizer da espetacular orquestra “Quatro Estações” que animou a festa durante toda a noite fazendo com que muita gente ocupasse a pista de dança e se divertisse a valer. O nosso propósito era exatamente que as pessoas se divertissem e se sentissem em uma festa comum e não em um lançamento de livro como tantas outras.

... que, a propósito disto, quando colocávamos os convites, dizíamos às pessoas que prometíamos que a festa não teria discurso nem a chatíssima fila para o colhimento de autógrafos. E foi o que fizemos. As pessoas entravam na Renaissance com os seus convites, recebiam o livro, ocupavam seus lugares às mesas e nós íamos autografá-lo. Com isto, ninguém precisava se levantar e continuavam bebendo e comendo por toda a noite. Uma idéia nova que bem poderia virar prática a partir de agora.

...que a belíssima casa de eventos “Renaissance”, na Ponta Verde e que foi palco para “A Noite do Bartpapo”, é realmente especial, não só pela sua belíssima estrutura, digna das maiores cidades, quanto pelo fantástico atendimento que é dado pelos seus funcionários aos seus clientes. O branco da casa quebrado pela decoração em cores pastéis, nas mesas, dava grandiosidade ao evento. Sinceramente, recomendo a “Renaissance”, tão bem dirigida pelas irmãs Mayse e Tayse. Parabéns a elas.

...que um toque gostoso na acepção da palavra foi dado pelo meu amigo Geraldinho Gonçalves, proprietário do Buffet Pajuçara, responsável pelos comes e bebes da nossa festa. Tenho a certeza de que os participantes saíram encantados e satisfeitos com os aperitivos, com o jantar que apresentou opções, assim como com o batalhão de garçons que não permitia copos e pratos vazios durante a festa. Qualquer festa pode estar brilhante e magnificamente freqüentada, mas se o “buffet” não for bom é sempre um desastre. Parabéns, amigo!

...que o “Ouvidor Geral” começou muito bem a sua trajetória, o que dá ao autor uma enorme sensação de bem estar. Mais de duzentos livros chegaram às mãos de nossos convidados no lançamento, um recorde, considerando que o preço de um exemplar estava incluso no convite para duas pessoas. O “Ouvidor Geral” é um retrato, na minha visão, desta Alagoas de 2007 e 2008, semanalmente obtido através dos artigos que escrevo neste Primeira Edição.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Primeira:
Para os que não foram ao lançamento, o livro pode ser encomendado pelo telefone: 8805-6132.

Segunda: A Editora Catavento, responsável pela editoração de “Ouvidor Geral”, tem a assinatura de Leda Almeida, Lucas Almeida e Marseille Santana.

Terceira: Cinqüenta personalidades de Alagoas que foram alvo de nosso “destacômetro”, nesta coluna, valorizaram com suas fotos, as páginas do “Ouvidor Geral”

Quarta: Já pronto, indo para editoração o nosso próximo livro, recheado de bom humor e com o título de “Satiricrônica”.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Se me permitem os leitores, um único abraço e uma foto, no dia de hoje. O dia em que a minha Vanessa, esposa e companheira, completa mais um ano de existência.
por Geraldo Câmara