segunda-feira, 31 de março de 2008

COLUNA OUVIDOR GERAL

COLUNAGeraldo Câmara

(30/03/2008 20:06)
Estamos seguros?

Fui à posse do novo Secretário de Defesa Social, Paulo Rubim e confesso que nunca vi tanta gente em uma posse naquele palácio. Altamente prestigiada, inclusive com a presença do ministro da justiça, Tasso Genro, parecia uma cerimônia eivada de esperança e de curiosidade pelo que se promete vir a acontecer. No entanto, a fala do novo secretário não deixou transparecer nada de extraordinário na sua nova missão, a não ser que - e acredito que sim - ele já esteja fazendo valer o que se chama de "inteligência" e onde o segredo é absolutamente fundamental para que as estratégias funcionem. Com tanta união e pela primeira vez, observa-se estado e governo federal, absolutamente integrados com um só propósito; acreditamos que os resultados acontecerão e surpreenderão aquele público que, do discurso, só conseguiu saber que "os inquéritos terão velocidade e que os portadores de armas que se cuidem". Acho que está certo o secretário Paulo Rubim porque de promessas o povo está cheio e o que ele quer ver é ação. Dia seguinte, o secretário já fazia mudanças radicais na polícia e colocava em postos-chave gente jovem, mulheres, incluindo uma delegada para dirigir o famoso e temido Tigre. Ele, o secretário, conhece Alagoas porque foi o superintendente da Polícia Federal por aqui e além do mais, não entrou no cargo de supetão. Teve tempo para refletir e chegou alguns dias antes; conversou sem que ninguém o visse em público e, portanto, analisou tudo o que deveria fazer ao ser empossado; inclusive o discurso frio que sói acontecer com os policiais competentes que sabem resguardar suas emoções para horas mais próprias. Nossa esperança está em alta e aguardamos, como todos vocês, a paz e a tranqüilidade que sempre foram marcas registradas do Estado de Alagoas.

DESTACôMETRO

O destaque desta coluna vai para o companheiro e colunista social, Paulo Gargioni, um baluarte desta imprensa especializada.

OUVIDOR GERAL ouviu...

...que no último dia 29 de março, sábado, foi reaberto ao público o Museu do Sertão, na cidade de Piranhas, com a nova exposição permanente com peças ligadas ao Cangaço, Estrada de Ferro Paulo Afonso, navegação a vapor, religiosidade sertaneja e costumes locais. O acervo é composto de fotografias, documentos (cartas e bilhetes) escritos por Lampião, miniaturas de embarcações, entre outros artefatos. É assim que se faz preservação de memória e de história.

...que, segundo alguns especialistas, o inhame, de tanta fartura por nossas bandas, é um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece. Faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. E, agora, quando o Rio de Janeiro está sendo vítima de uma epidemia de dengue, o tubérculo está sendo avaliado seriamente pelas autoridades de saúde daquele estado. Vamos plantar inhame e prevenir a dengue, gente!

...que o presidente Lula conseguiu, com a sua visita ao estado, mobilizar três equipes de cada veículo de comunicação que desejasse fazer a cobertura da sua estada por aqui. Isto porque, não passou mais do que duas horas e em três lugares diferentes. Suas idas de um lugar a outro, sempre feita de helicóptero, e a imprensa tendo que utilizar as estradas. Portanto, com uma equipe em cada lugar, tudo deu certo, apesar dos custos terem ido para as cucuias.

...que as primeiras ações integradas entre governo federal e estadual no que diz respeito à segurança já começam a se fazer sentir com a chegada de 41 agentes da Força de Segurança Nacional, na última sexta-feira. O ministro Tasso Genro deu-se ao trabalho de dizer que a Força não vem para substituir a Polícia Militar; e nem podia porque 41 não são oito mil. Claro que a função é muito mais moral e de "inteligência" do que física.

...que, finalmente, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Alagoas anuncia que a licitação para as obras de revitalização e infra-estrutura do Distrito Industrial Luiz Cavalcante estão em andamento acelerado, o que é uma notícia muito boa para as indústrias ali localizadas e que há anos sofrem com o descaso a que ficou relegado aquele distrito. Por outro lado, ali tem que ser um cartão de visita e um convite físico para que novas indústrias venham se estabelecer em Alagoas.

PÍLULAS DO OUVIDOR

Primeira:
Tem quem se lembre e tem quem, muitos, nem querem se lembrar. Hoje, 31 de março, aniversário da famigerada revolução de 64.

Segunda: Vem aí, no próximo dia 18 de abril, "A NOITE DO BARTPAPO", com direito ao nosso novo livro OUVIDOR GERAL. Detalhes pelo telefone 9327-2758.

Terceira: A "Noite do Bartpapo" será um jantar dançante com a orquestra Quatro Estações na melhor casa de eventos da cidade: Renaissance, na Ponta Verde.

Quarta: O livro "Ouvidor Geral" é uma coletânea de artigos publicados em nossa coluna e homenageia grandes personalidades do estado. Tem a marca da Editora Catavento.

ABRAÇOS IMPRESSOS

Lucas Almeida - que está à frente da Editora Catavento, a única editora de Alagoas. Não confundir com gráfica.

Marcos Kummer - pelo belo trabalho que vem desenvolvendo na CEPAL - a gráfica do governo do estado.

Dário Arcanjo - pela maneira gentil com que nos recebeu, a mim e ao Luciano Barbosa, na sede da FITS em Maceió.

Geraldo Gonçalves (Geraldinho) - pelo excelente atendimento que dá aos seus clientes do Buffet Pajuçara. Sempre de primeira ordem.
por Geraldo Câmara