segunda-feira, 5 de maio de 2008

Primeira Edição - OUVIDOR GERAL



COLUNA Geraldo Câmara

(04/05/2008 20:07)
DO CHAMPAGNE À CAIPIRINHA - recado à Oswaldo Viégas -



Como os nossos leitores sabem, o nosso último livro, Ouvidor Geral, foi lançado, no dia 18 de abril, numa festa denominada de "A Noite do Bartpapo", à qual compareceram pessoas do mais alto nível, dentro do estado de Alagoas. Um jantar-dançante de primeira, onde o livro bailou de mão em mão e foi decantado por todos, o que muito nos honrou. Honra igual tivemos no último sábado, quando, inovando mais uma vez, levamos o nosso livro a uma reunião de pessoas importantes na comunidade de Jacarecica; líderes comunitários, pessoas de recursos menores e que têm menos acesso à leitura. E qual não foi a nossa satisfação, quando verificamos que, em cima de uma pequena palestra que realizamos com a finalidade de colocarmos em pauta assuntos relevantes que foram abordados no livro, o livro, por si só, passava a ser o astro daquela tarde regada a feijoada e a caipirinha. As pessoas o folheavam com avidez, com vontade de absorver o que nele continha, mas, sobretudo, com o desejo sincero de discutir os temas que, por tantas vezes, já os teriam visto na TV, em nossos programas diários. E aí, veio-me à mente, meu caro Oswaldo Viégas, que caravanas de leituras, distribuição de determinados livros, deveriam fazer parte de um programa de ação cultural mais contundente, mais rotineiro mesmo, porque as pessoas, sejam de onde forem, tenham ou não recursos, estão disponibilizadas a lerem, se estimuladas, a discutirem, se provocadas, a opinarem e a proporem situações e soluções para este nosso estado das Alagoas. Devemos sim, meu caro secretário, ouvir o povo, as comunidades mais carentes, aqueles que sabem perfeitamente o que os afligem e aos seus. Vimos gente, ainda durante aquele evento, lendo trechos do livro, como se já estivessem em suas casas. Vimos gente, que nos abordava e já tentava discutir conosco algumas posições colocadas naquelas páginas. E aí, meu querido Secretário de Cultura, Oswaldo, não pudemos deixar de lembrar de você, que tanto luta e briga por um melhor planejamento cultural. O livro, existe, é vivo e atuante. Faze-lo chegar aos mais carentes e fazer chegar a ele os momentos de reflexão que podem nos ajudar a todos ao desenvolvimento cultural do pobre, mas inteligente estado de Alagoas


DESTACôMETRO


O destaque da semana vai para o amigo Valdo Félix, grande líder que, em boa hora, introduziu o nosso livro Ouvidor Geral, na comunidade de Jacarecica


OUVIDOR GERAL ouviu...


...que ali, em Jacarecica, por sinal, o mesmo bairro onde fica situada a sede da Polícia Civil de Alagoas, agora comandada pelo delegado Marcílio Barenco, o sentimento é de que as coisas tendem a melhorar no que diz respeito ao combate à criminalidade no estado. Há uma voz corrente que aceita as primeiras ações do novo esquema empossado há cerca de 1 mês e que está pretendendo inovar no trato com as questões de segurança por aqui. Apenas, aguardamos e já o dissemos por várias vezes que, segurança precisa também de muito dinheiro e não só da competência e da boa vontade das autoridades.


...que. a propósito disto, o secretário Paulo Rubim nos disse, em entrevista que nos concedeu no nosso programa "Almoçando com a Notícia" que a sua secretaria tinha o maior orçamento do estado, acima das de educação e saúde. Esta é uma boa notícia, na medida em que sabemos que o sucateamento de equipamentos já era uma realidade. No entanto, mesmo assim, o que precisa entrar aqui em termos de verba é bem, mas bem maior do que se pensa ou do que se sonha.



...que o futebol tem um poder mágico sobre as pessoas que gostam dele. É incrível como a emoção e a alegria se espalham pela cidade, quando os principais times vão bem nos diversos campeonatos, sejam locais ou nacionais. É como se todos tomassem uma pílula de rejuvenescimento, de bem estar, de otimismo ou sei lá o que...mas, na verdade, faz bem, muito bem ao espírito dos alagoanos ver as últimas atuações de um CSA, por exemplo, dizendo para todos que "está tudo azul".


...que a entrevista que o gerente do INSS, em Alagoas, Ronaldo Medeiros, nos concedeu no "Bartpapo com Geraldo Câmara" teve uma enorme repercussão porque os assunto tratados foram às minúcias daquilo que o povo quer saber sobre aposentadoria, benefícios os mais diversos. Coisas que, se não forem perguntadas e aprofundadas, dificilmente chegam ao conhecimento dos leigos. E, várias pessoas, nos falaram da validade daquela entrevista. Aliás, achamos que televisão deve ser assim, prestando sempre o melhor serviço à comunidade.


...que os novos deputados, não sabemos se perenes ou não, porque dependem de julgamento que corre esta semana em Brasília, estão alvoroçados, loucos para atuarem e mostrarem suas caras. O mais afoito é, sem dúvida, o deputado Jefferson Moraes que conta com o desinibitório de quem faz televisão há muito tempo. Já chegou "mandando brasa" e ele está certo. O momento é de aparecer, de ser criativo, de mostrar para o que veio e que não está ali só para dizer que chegou. Oba-oba der um lado e trabalho do outro, vai dar bem certo assim.


PÍLULAS DO OUVIDOR


Primeira: Agora, os olhos de todos estão concentrados no fantasminha Pádua, que ronda os corredores e as mesas do presidente interino da ALE.


Segunda: E o mistério continua: Quem sentará de maneira permanente, na cadeira que já foi daquele outro presidente? Hein? Hein?


Terceira: A Câmara de Vereadores de Maceió está de olhos abertos para as ameaças veladas de que vem "operação" por aí. Será????


Quarta: Faltando pouco mais de 4 meses para as eleições, onde estão os reais candidatos a prefeito de Maceió?


ABRAÇOS IMPRESSOS


Judson Cabral - um abraço e uma pergunta: candidato a presidente da ALE ou a prefeito? As duas candidaturas são incompatíveis.


Francisco Lins - ao novo secretário de saúde pelo espetacular funcionamento do LACLIN - o laboratório do município.


Alexandre Toledo - porque, quem é da agricultura não o quer fora e quem é de Penedo o quer lá. Isto é que é prestígio!


Juca Carvalho - porque é um cara sério que pensa sério e vai em frente.
por Geraldo Câmara

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Geraldo,

Gostaria de lhe sugerir que vc fizesse em alguma edição de seu programa uma conversa com publicitários alagoanos, falando sobre como anda a publicidde em Alagoas, o mercado de trabalho, etc. Acho que seria bastante interessante tocar nesse assunto e muito agradável a conversa.

Sucesso.